Predominante na pecuária brasileira, o gado Nelore é originário da Índia. Na verdade, a raça é chamada de Ongole na Índia. Nelore é o nome de um distrito da antiga Província de Madras, Estado de Andra, situada na costa oriental da Índia, onde foram embarcados os primeiros animais para o Brasil e, assim, foi criado o Nelore brasileiro.
Os primeiros embarques aconteceram no século XIX, sendo o primeiro casal de Nelore comercializados com ingleses em 1868. A partir de então, outros espécimes foram importados para o Brasil se dizimando pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Mas foi só em 1938, com a criação do Registro Genealógico, que começaram a ser definidas as características raciais do Nelore.
Apesar disso a linhagem de Nelore brasileiro só foi realmente iniciada na década de 1960, quando foram trazidos sete touros indianos para reprodução. A partir de então, a criação de dos zebuínos se espalhou por todo país e, hoje em dia, corresponde a 80% da pecuária brasileira. Isto, é mais de 100 milhões de exemplares nelores e anelorados.
Os zebuínos se adaptaram bem ao Brasil por também um clima quente como na Índia. O Nelore apresenta temperamento ativo, dócil e independente, podendo ser solto em rebanhos sem a necessidade tanto manejo quanto outras raças. Os touros têm instinto de proteção em relação às vacas e aos bezerros, por isso deve permanecer o respeito hierárquico do plantel. As vacas tem facilidade em parir, pois possuem ancas largas e os bezerros são, geralmente, pequenos para a espécie.
A pelagem da raça costuma variar de branco a cinza, podendo até tender para o preto, uma vez que os cupins dos machos são mais escuros que o resto do corpo. São animais que apresentam glândulas sudoríparas bem desenvolvidas e liberam uma secreção na pele que espanta insetos indesejáveis.
No Brasil, a criação de gado Nelore se destina ao corte, afinal é a carcaça mais próxima dos padrões exigidos pelo mercado, por apresentar porte médio, ossatura fina, leve, porosa e menor proporção de cabeça, patas e vísceras, conferido excelente rendimento nos processos industriais. A carne saudável e natural é exportada para mais de 146 países. Assim, o país se consagrou um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo.